place holder

Vigorexia: a obsessão pelo corpo musculoso

Postado em

A Vigorexia ou Síndrome de Adonis —também conhecida como a doença da vaidade— é um transtorno dismórfico corporal caracterizado pela insatisfação constante com o corpo, ou seja, alteração da autoimagem. A doença afeta principalmente os homens, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos.

As pessoas com vigorexia desenvolvem uma dependência pelo exercício físico e pelo corpo musculoso, pois nunca se satisfazem com a condição em que se encontram. Essa busca acaba alterando a rotina do indivíduo, que acaba dedicando muito tempo à atividade física, o que pode até resultar em quadros depressivos.

As causas da vigorexia incluem fatores de ordem psicológica e genética. Normalmente as pessoas que sofrem desse transtorno possuem dificuldade em se enquadrar nos padrões de beleza e buscam ser aceitos na sociedade através do corpo exageradamente musculoso.

Apesar da distorção da autoimagem ser o principal sintoma da Síndrome de Adonis, há outros fatores que contribuem. Dor muscular, lesões, uso de anabolizantes, dietas hiperproteicas, cansaço, irritabilidade, insatisfação e depressão também são sinais presentes nos indivíduos vigoréxicos.

A vigorexia pode gerar também, consequências danosas ao organismo. O excesso de atividade física acaba machucando as articulações e os músculos causando lesões musculares, estiramentos, lesões de ligamentos e, no grau mais preocupante, lesões de cartilagem. O indivíduo ainda pode apresentar insuficiência renal e hepática e, se houver uso abusivo de anabolizantes, também pode haver doenças cardiovasculares. O tratamento para vigorexia é multidisciplinar. O paciente vai precisar de um acompanhamento com nutricionista, endocrinologista, psiquiatra, psicólogo e, dependendo da lesão, um fisioterapeuta e um ortopedista. O objetivo do tratamento é fazer com que a pessoa aceite seu corpo como ele é.

  Fonte:Albert Einstein