place holder

Descubra qual ritmo aumenta sua qualidade de vida e corra para sempre

Postado em

Praticar a corrida de forma regular pode trazer diversos benefícios para o seu corpo, mas se você gosta de acelerar e quer saber de tempo baixo, essa mesma atividade também pode ser bem desgastante. É uma relação simples, se quiser correr mais rápido, mais puxados serão os seus treinos e mais perto você fica de se machucar – mas claro, aumenta a sua chance de acelerar na hora da prova, e chegar com um tempo rápido, na frente de um monte de gente. Mas se o seu lance é só praticar e até competir, mas sem muita preocupação com o tempo, seus treinos podem ser mais leves e com isso você diminui as chances de se lesionar – mas talvez não consiga chegar tão na frente.

Se você busca desempenho, é importante que você saiba o quanto aquela prova dura demandará de esforço, e como isso, consequentemente, vai afetar a sua vida social e o seu dia-a-dia. Acabar a prova lá na frente traz uma ótima sensação para o corredor, talvez seja a recompensa de todo o esforço. E isso, por si só, é combustível e motivação para os próximos treinos e as próximas metas. Mas fique atento, o risco de se machucar aumenta e, muito provavelmente, você terá que prestar bastante atenção em estratégias de treino, alimentação e descanso, às vezes muito mais do que a maioria dos corredores. Mesmo focando em se tornar mais rápido, não caia na tentação de treinar demais. Treinar mais não significa treinar melhor e, por isso, se possível, oriente-se com alguém da sua confiança e evite os “achismos”. E também não há atalhos, você precisará treinar muito aqui, não adianta achar que em dois ou três anos você vai ganhar a experiência de um cara que já está competindo há 10 ou 15, não vai.

Mas se você busca a corrida para ter boa saúde e treinar por muitos anos (é possível correr até os 70, 80 anos), seus treinos podem ser mais tranquilos e confortáveis. Talvez você não devesse se submeter a um ciclo de treinos para uma maratona, isso pode ser bem desgastante. Ou talvez devesse trocar algum dia de corrida na sua semana por uma caminhada, já que o impacto é menor e, pode acontecer de você chegar mais cansado do trabalho um dia. E como não precisa de treinos muito puxados, suas chances de se machucar são menores e pode ser que você passe o ano todo sem precisar parar de treinar. E aí ganha com a regularidade.

É importante descobrir qual o ritmo que te faz bem e aumenta a sua qualidade de vida, a corrida tem que ser uma aliada. Corredores diferentes curtem ritmos diferentes. E não se cobre além do possível, é normal querer melhorar, mas valorize o corredor que você é hoje.

Fonte e imagem: Globo Esporte por Gustavo Luz