place holder

As emoções e a pele

Postado em

Sem dúvida algumas emoções podem influenciar todo o organismo. Um ressentimento ou raiva pode levar à formação de úlcera de estomago tamanha é a influência das emoções da saúde em todo o corpo. Da mesma maneira as emoções podem fazer contrair a musculatura da face levando ao aparecimento de rugas, especialmente as formadas na fronte quando uma pessoa apresenta tensão constante ou preocupação.

O stress pode levar inclusive à alteração da cor da pele, flacidez, rugas especialmente ao redor dos olhos, boca e testa. A estimulação das glândulas sebáceas do couro cabeludo ou da face pode ser exacerbada pelo stress levando à seborréia ou caspa. O olhar entristecido de uma pessoa em depressão, a cor pálida e alteração da textura da pele podem ser sinais observados de como a emoção toca a pele.

O que ocorre de fato, é que as informações levadas ao cérebro mandam sinais aos órgãos, produzindo hormônios e outras substâncias capazes de revitalizar a pele. Então, uma pessoa feliz terá estímulos específicos à produção de substâncias que nutrirão melhor a pele tornando-a mais sedosa e bonita.

A ginástica facial é uma técnica utilizada para “trabalhar” a musculatura da face no sentido de aliviar as rugas; coincidentemente esses movimentos vão de encontro à aqueles produzidos pelo sorriso e pelo relaxamento dos músculos da face.

Algumas doenças de pele podem ser consideradas de origem psicossomática, pois muitas vezes existe um fator emocional casual levando ao aparecimento ou agravamento das mesmas. Dentre elas as mais conhecidas são a psoríase (descamação em placas que pode ocorrer nos joelhos, cotovelos e em todo o corpo), vitiligo (que são manchas brancas de limites definidos que pode ocorrer simetricamente de um lado e de outro do corpo), seborréia (que é a caspa ou descamação que pode ocorrer no couro cabeludo e na face e tórax).

  Fonte:Blog Farmácia Terapêutica – por Dra Shirlei Borelli