A importância dos líquidos para um organismo saudável

Postado em

O ser humano retira de inúmeras fontes ingredientes para manter seu corpo em funcionamento. Ter uma boa noite de sono, praticar exercícios e alimentar-se bem são apenas algumas das ações que contribuem para que o organismo se mantenha em equilíbrio. Entre essas substâncias, entretanto, existe aquela que reina, fazendo com que tudo permaneça em harmonia: a água.

Não há dúvidas: os líquidos são essenciais para um corpo saudável. Para começar, além do caráter básico da hidratação, todas as reações metabólicas do nosso organismo acontecem em meio aquoso. Deixar de ingeri-los prejudica não apenas o corpo em seu interior, mas pode refletir também externamente. Ressecamento da pele, dos cabelos e das mucosas são alguns sinais da ausência de água. Outra conseqüência da sua falta, um problema comum entre as mulheres, é a prisão de ventre.

A água em estado líquido é a fonte mais adequada de hidratação. Os alimentos possuem uma porcentagem da substância em sua composição, mas não é suficiente para substituir o fluído. Ainda, a água pura é essencial. Pelo menos metade da necessidade diária – cerca de 2 litros e meio – tem de ser ingerida pura. O restante pode ser por meio de sucos de frutas e chás, por exemplo. É importante prestar atenção no que bebemos. Se gosta de tomar sucos, dê preferência aos extraídos diretamente da fruta e não aos industrializados. Há perda de substâncias importantes durante o processamento e existem outros aditivos que, se consumidos em excesso, podem ser prejudiciais.

Como se hidratar?

Não há uma recomendação fixa de ingestão de líquidos. Ela pode variar de pessoa a pessoa. O indicado, normalmente, são 2 litros e meio. Para se obter uma hidratação saudável, o ideal é beber água regularmente. Não adianta ficar o dia todo sem tomar nada e chegar à noite em casa e beber toda a água que puder. As reações metabólicas não acontecem apenas em um período do dia, portanto, o organismo deve ser constantemente hidratado. É importante que haja a manutenção do equilíbrio de água. Além disso, se bebermos a água de uma só vez, uma boa quantidade sairá rapidamente pela urina.

Comida e bebida juntas

Não é mito: é bom evitar a ingestão de líquidos durante as refeições. Ao chegar no estômago, a bebida se mistura ao suco gástrico e acaba por diluí-lo. Isso pode interferir na digestão do alimento. A má digestão da refeição além de causar um desconforto abdominal, pode prejudicar a absorção de nutrientes contidos nos alimentos.

Refrigerante: o terror

O refrigerante não deve ser uma opção para a hidratação do corpo. Eles não possuem nenhum nutriente, é o que chamamos de caloria vazia. A água presente na bebida não compensa sua falta de substâncias benéficas. Nessa hora, é preferível o suco, mesmo que industrializado, pois contém vitaminas e alguns são enriquecidos com outros nutrientes.

 

Fonte:  MarcaoDick Blog

Imagem: Bigstock – By: Lucky Business