Corridas curtas são tão saudáveis quanto as longas

Postado em

Correr faz bem à saúde. Os resultados de uma pesquisa feita mostram que isto não é apenas válido para treinos intensivos, mas também para pequenas sessões de cinco a dez minutos por dia.

Pesquisadores de uma Universidade nos Estados Unidos analisaram dados de mais de 55.000 adultos (com idades entre 18 e 100 anos) e os acompanharam por 15 anos. Eles descobriram que correr regularmente aumenta a expectativa de vida em aproximadamente três anos, em comparação com não corredores.

Entretanto, a duração, distância ou velocidade não foram decisivos. Correr em uma velocidade de menos de dez quilômetros por hora beneficia a saúde tanto quanto correr mais rápido. O tão conhecido ‘trote’ (marcha mais rápida que a caminhada, porém mais lenta que a corrida) também pode ser substituído por uma caminhada rápida diária de 15 minutos.

Correr é especialmente eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares, segundo o estudo. Em comparação com pessoas que não praticam corrida, os corredores têm um risco 50% mais baixo de morrer de doenças cardiovasculares.

 

Fonte: Blog Farmácia Terapêutica

Imagem: Bigstock – By:  L  i g h t p o e t