Você sabe se proteger contra a hipoglicemia?

Postado em

Tontura e mal estar, quando você passa longos períodos em jejum, são sintomas comuns. Mas eles precisam ser olhados com atenção no caso de pacientes com diabetes. Esses pacientes sofrem para controlar as taxas de glicose no sangue. Quando os níveis ficam muito baixos, temos uma condição chamada de hipoglicemia.

A glicose é a substância responsável por fornecer a maior parte da energia para funcionamento do organismo. Se ela falta, os sistemas entram em colapso, incluindo o cardiorrespiratório e o nervoso central. No entanto, para que a glicose disponível no sangue possa ser absorvida pelas células (e, desta forma, fornecer energia), é necessária a presença do hormônio insulina, produzido pelo pâncreas.

A principal função da insulina é transportar a glicose do sangue para dentro das células. Por conta disso, pessoas que produzem insulina em excesso também podem ter hipoglicemia, já que esse hormônio acabará retirando toda a glicose do sangue. Um caso de hipoglicemia é diagnosticado quando os níveis de glicose no sangue caem para valores menores do que 60mg/dL.

Sintomas

Os sintomas de hipoglicemia podem variar, mas geralmente são:

– Sintomas ligeiros: tremor, ansiedade, nervosismo, tontura, fome, suor frio, enjoo, dor de cabeça, palidez, pupilas dilatadas, coração acelerado, ondas de calor, desconforto abdominal.

– Sintomas graves: irritabilidade, indisposição, cansaço, fraqueza, sensação de sono, visão dupla ou embaçada, amnésia, confusão mental, dificuldade em falar, descoordenação motora, respiração difícil, olhar fixo, perdido, sensação de dormência no corpo, convulsão, coma, morte.

Fonte: Minha Vidapor Carolina Serpejantee Tua Saúde

Imagem: Bigstock – By: Zothen