O Chá Verde contra a doença de Alzheimer

Postado em

O Chá verde é bem conhecido pela sua defesa contra algumas das maiores doenças mortais na América, incluindo doença cardiovascular, resistência a insulina, obesidade, doenças autoimunes e câncer.

Pesquisas recentes descobriram um dos maiores benefícios do chá verde descobertos até agora: seu potencial para prevenir, e possivelmente reverter os efeitos da doença de Alzheimer e outras formas de demência.

A doença de Alzheimer ocorre como um resultado das células cerebrais sendo danificadas e eventualmente mortas.  Isto é causado pelo acúmulo de fragmentos tóxicos de proteínas chamados beta-amilóides. Estas placas podem causar danos e perda neuronal. Privadas de seu suprimento de oxigênio, as células cerebrais começam a morrer, tendo como resultado a perda de memória e de fala, habilidades motoras diminuídas e, finalmente, a morte.

Os amilóides são um complexo estável de proteínas deformadas, e nenhum medicamento atual tem sido capaz de conter ou reverter o impacto mortal no sistema nervoso central. Existem cinco medicamentos aprovados para a doença de Alzheimer, mas eles tratam parcialmente alguns dos sintomas e apenas temporariamente, por aproximadamente seis ou doze meses, e somente para a metade dos pacientes que os tomam.

Sendo assim, os cientistas continuaram buscando intervenções naturais e descobriram que o EGCG (potente composto do chá verde), previne o acúmulo de placa amilóide, promove a quebra das placas amilóides existentes, e desencadeia a produção de novos neurônios no hipocampo adulto.

Em uma descoberta emocionante, os cientistas usaram ressonância magnética em uma clínica humana para assistir em tempo real o impulso imediato na atividade de memória de trabalho que extrato de chá verde produz, confirmando a potente neuroproteção que as moléculas de chá verde promovem.

As evidências demonstram que o extrato de chá verde pode reduzir o risco de doença de Alzheimer e outras formas de declínio cognitivo em até 54%.

 

Fonte:Blog Farmácia Terapêutica

Imagem: Bigstock – By: Kuleczka