O que é Hipovitaminose?

Postado em

A hipovitaminose ou avitaminose é definida como a falta de vitamina no organismo. Geralmente é causada devido a uma alimentação incompleta, mas pode surgir após determinados problemas de saúde. Confira abaixo algumas causas dessas deficiências:

Hipovitaminose A

É causada pela deficiência de vitamina A levando a problemas como cegueira noturna, modelação óssea defeituosa, hidrocefalia, cálculos renais, diminuição do crescimento, entre outros.

Hipovitaminose das vitaminas do complexo B

Podem aparecer enfermidades como o beribéri (carência de vitamina B1); ariboflavinose (carência de vitamina B2); pelagra (carência de vitamina B3); deficiência de piridoxina (vitamina B6); deficiência de vitamina B12, que gera uma anemia megaloblástica, etc.

Hipovitaminose C

A carência de vitamina C leva ao escorbuto, no qual os sintomas apresentados pelos indivíduos acometidos são hemorragias gengivais, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam e desestabilização dentária.

Hipovitaminose E

A falta da vitamina E leva a alterações neurológicas degenerativas da medula, como diminuição dos reflexos, diminuição da sensibilidade vibratória.

Hipovitaminose K

A falta de vitamina K pode ocorrer em casos de problemas na absorção intestinal mais comumente, e pode resultar em risco de hemorragia, calcificação da cartilagem, má formação dos ossos ou depósito de sais de cálcio na parede das artérias.

 

Fonte: Folha Vitória – por Flávia Palombini

Imagem: Bigstock – By: Maxxyustas