Aniversário da cidade de Cruzeiro

Postado em

Cruzeiro nasceu da ferrovia que ligava três estados (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), ferrovia esta que era importante para o escoamento da produção de café no século XIX.

O município se desenvolveu as beiras da estrada de ferro, onde depois cresceu com a chegada de migrantes mineiros e paulista interessados no crescimento do município.

Em 2008 a cidade de Cruzeiro recebeu através da lei estadual 13.203 o honroso título honorífico de “Capital da Revolução Constitucionalista de 1932” em virtude de marcantes episódios do conflito ocorridos no município na época, dentre os quais a assinatura do termo de cessação da Revolução.

CENTRO CULTURAL ROTUNDA

O Centro Cultural Rotunda localiza-se na Av. Rogério Mariano, s.n, no centro do município. O Centro Cultural é de propriedade da Prefeitura Municipal de Cruzeiro. O atrativo foi construído e em 1930 por Carlos Rossetti e engenheiros da Rede Sul Mineira de Viação e inaugurado dia 3 de setembro do mesmo ano, com capacidade para abrigar até 15 locomotivas e só existem 3 com as mesmas características no estado de São Paulo. O prédio possui forma semi-circular e foi uma das primeiras construções de concreto armado da cidade, o galpão mede 6.361m², somando-se ainda mais 2.000m² de área externa. A Rotunda era o local de abrigo, manutenção e manobras de locomotivas e vagões. Foi utilizada, até a década de 1980, para manobras dos trens que faziam o percurso Cruzeiro-Sul de Minas e, ainda, para recuperação de locomotivas a vapor. Entretanto após os áureos tempos da Rede Sul Mineira, a Rotunda foi desativada e seu prédio abandonado por longos anos. Em 1991 seu terreno foi desapropriado pela Prefeitura Municipal, mas somente a partir de 1993 foram liberadas as obras para as reformas necessárias, o que ocorreu com apoio da Fundação IOCHPE ganhando, assim, Cruzeiro um novo, belíssimo e amplo espaço cultural. O Centro Cultural conta com exposições fotográficas e de réplicas de locomotivas e abriga a Biblioteca Municipal Profª Marlene Sampaio Pinto. No local, ocorrem cursos de teatro, artes plásticas e caricatura, além dos cursos de culinária, crochê, bordado e artesanato para famílias carentes, em parceria com o projeto Renda Cidadã e com a Secretaria de Assistência Social. Ocorrem, também, no local, eventos diversos.

Endereço: Av. Rogério Mariano s/n – Vila Paulista – CEP: 12700-000 Telefone: (12)3144-9374 Funcionamento: Segunda à Sexta, das 7h às 19h. Sábado e Domingo, visitas agendadas previamente.

A Ortobioclínica parabeniza o município de Cruzeiro pelos seus 113 anos!

 

Fonte e Imagem: Prefeitura Municipal de Cruzeiro