O que provoca a sobrecarga de líquido no corpo?

Postado em

A principal causa de sobrecarga de líquido é a insuficiência cardíaca (também chamada de insuficiência cardíaca congestiva), problema em que o coração enfraquece e não consegue levar sangue suficiente para outros órgãos do corpo. Quando o fluxo sangüíneo fora do coração fica mais lento, o líquido se acumula nos tecidos do corpo e os rins não conseguem eliminar os excessos de sódio (sal) e de água.

O excesso de líquido pode se acumular em vários lugares do corpo, levando ao inchaço dos pés, dos tornozelos, da parte inferior das pernas (edema periférico) ou do abdome (ascite). Quando o excesso de líquido se acumula nos pulmões, o problema é chamado de edema pulmonar.

A sobrecarga de líquido também pode ocorrer como conseqüência de outros problemas de saúde, como doença renal e hepática. Também pode ser efeito colateral de determinados medicamentos.

Os sinais e os sintomas comuns da sobrecarga de líquido incluem:

– Edema (inchaço dos pés, tornozelos ou parte inferior das pernas);

– Ascite (inchaço do abdome);

– Aumento rápido do peso devido ao acúmulo de líquido;

– Fadiga;

– Dificuldade para respirar;

– Tosse e/ou dificuldade para respirar à noite (especialmente deitado).

Embora o problema possa se desenvolver em pessoas de todas as idades, a insuficiência cardíaca é mais comum na terceira idade. Dados mostram que a insuficiência cardíaca é o diagnóstico mais comum entre os idosos hospitalizados. E como a população está envelhecendo, a quantidade de pessoas diagnosticadas com insuficiência cardíaca aumenta anualmente. A insuficiência cardíaca também é mais comum entre pessoas que estão acima do peso ou obesas. O excesso de peso aumenta o esforço do coração e, além disso, pode levar a diabetes tipo 2, que aumenta o risco de insuficiência cardíaca.

 

Fonte: Como Tudo Funciona

Imagem: Bigstock – By: Alexilus