Depressão X Exercício Físico

Postado em

Se exercitar três vezes por semana reduz as chances de desenvolver a depressão em 16%, indica estudos.  A cada atividade extra realizada na semana, o risco cai ainda mais.

A depressão é uma das mais comuns doenças mentais, afetando quase 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Pesquisadores entrevistaram mais de 11 mil pessoas nascidas em 1958 até os seus 50 anos de idade, guardando todos os sintomas de depressão e níveis de atividade física regular. Os participantes responderam a questões ligadas a sua saúde mental aos 23, 33, 42 e 50 anos, além de dizer quantas vezes se exercitavam.

Os resultados mostraram que as pessoas que aumentaram o número de atividade física reportaram menos sintomas de depressão, mas quem possuía mais sintomas de depressão eram menos ativos, particularmente nas idades mais novas. Cada atividade física adicional na semana reduzia o índice de depressão em 6%.

Os cientistas notaram que as conexões entre os exercícios e os sintomas de depressão foram vistos através da população e não apenas naqueles que possuíam um alto risco de depressão clínica.

Um dos responsáveis pela pesquisa afirma que as evidências sugerem que os exercícios podem ser usados como tratamento para depressão, assim como para melhorar a saúde física e diminuir os riscos de obesidade, doença do coração e diabetes.

Fonte: Blog da Saúde

Imagem: Bigstock – By: Blas