Hábitos que prejudicam os rins

Postado em

Os rins, órgãos vitais no nosso organismo, são responsáveis por filtrar uma enorme quantidade de litros de sangue, separando mais ou menos 2 litros de resíduos e o excesso de água do corpo. A principal função dos rins é a de drenar os resíduos metabólicos do organismo, equilibrando assim o número de células vermelhas no corpo e se este processo for prejudicado, se não bebemos água suficiente, o fluxo renal reduz e as toxinas se acumulam no sangue. Confira abaixo alguns hábitos que podem prejudicar os rins:

BEBER POUCA ÁGUA

Certamente você já sabia deste fato. Porém, se faça uma pergunta: quantos copos de água você bebe por dia normalmente? Saiba que a falta de uma hidratação correta de nossos rins pode originar em longo prazo algum problema renal. A principal função dos rins é precisamente a de drenar os resíduos metabólicos do organismo, equilibrando assim o número de células vermelhas no corpo. Se este processo for prejudicado, se não bebemos água suficiente, o fluxo renal reduz e as toxinas se acumulam no sangue.

Podemos evitar este problema simplesmente bebendo entre um litro e meio a dois litros de água por dia. Se for difícil para você, se ver que é incapaz de cumprir esta quantidade recomendada, adicione na água um pouquinho de limão. Será mais agradável.

RETER A URINA

Segurar a vontade de ir ao banheiro é extremamente prejudicial à saúde dos rins pois quando mantemos a bexiga cheia de urina durante um tempo prolongado, podem aparecer algumas complicações nas vias urinárias, como hipertrofias, a hidronefrose (aumento da pressão da urina nos rins), ou outras doenças que podem ser facilmente evitadas. Então fique ligada e não segure a vontade de ir ao banheiro por muito tempo.

MAUS HÁBITOS ALIMENTARES

Consumir muito sódio – A principal fonte de sódio, como já sabemos, provém do sal, e ele faz com que os rins tenham que trabalhar em excesso, pois precisam excretar o excesso deste mineral, e isso causa um estresse em longo prazo até causar vários problemas. Reduza então, ou até mesmo elimine o sal de suas refeições.

Muitas proteínas animais – Muito prejudiciais aos rins, assim como qualquer alimento com muita gordura. Essas proteínas animais pouco a pouco vão dificultando a função dos rins, evitando que a filtração do sangue aconteça de modo adequado. Tente limitar o consumo destas proteínas ou substituí-las por proteínas de origem vegetal.

Refrigerantes – Muito prejudiciais à saúde dos rins e muito consumidos pela população, o ideal é evitar o consumo da bebida, já que a longo prazo, os refrigerantes produzem insuficiência renal crônica ou cálculos renais.

Evite o tabaco e o álcool – Eles são um excesso de toxinas para o organismo e com suas substâncias nocivas, acabam impedindo os rins de realizar seu trabalho. Evite-os e principalmente evite-os se você sofre com a hipertensão ou a diabetes.

Evite os alimentos geneticamente modificados – Tente sempre adquirir alimentos orgânicos, que você conheça a origem, refeições naturais e saudáveis que não podem causar danos.

PRESSÃO ARTERIAL

A hipertensão causa danos muito claros na funcionalidade dos rins. O sangue flui por ele de modo diferente, a filtração das toxinas não ocorre de maneira igual, e pouco a pouco, os rins vão se atrofiando até que por fim, pode ocorrer um problema renal bastante grave. Não custa nada revisar regularmente a pressão arterial para mantê-la controlada.

VIDA SEDENDÁRIA

O sedentarismo vai afetando pouco a pouco não somente a saúde dos rins, como também muitas outras funções básicas, que sem você saber, podem te deixar doente. A falta de atividade física ocasiona muitos problemas renais que podem ser facilmente evitados se movimentado um pouco mais, caminhando, andando de bicicleta, por exemplo.

 

Fonte:Diário Online

Imagem: Bigstock: Guniita