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Descubra a importância do ômega 3 para a sua saúde!

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O ômega 3 é uma gordura que encontramos na alimentação e em forma de suplementação. Existem duas substâncias anti-inflamatórias nele que proporciona os benefícios que são o DHA e EPA. É a gordura presente no salmão, na sardinha e em outros alimentos.

IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE

Existem estudos que relatam todos os benefícios que o ômega 3 proporciona a nossa saúde, desde de redução no potencial inflamatório do organismo a redução de triglicerídeos

10 BENEFÍCIOS DO ÔMEGA

1 – Reduz a inflamação do organismo gerado pela má alimentação, pela falta de exercícios.

2 – Possibilita o aumento do colesterol bom.

3 – Diminuição dos triglicerídeos.

4 – Estudos relacionam que o EPA e o DHA melhoram a depressão e ajudam na recuperação de dependentes de drogas.

5 – Melhora a memória – Estudo revela que ratos que memorizavam um labirinto esqueceram o caminho após serem alimentados com uma dieta rica em fast food. Após os cientistas incluírem o ômega 3, eles conseguiram recuperar a memória.

6 – Reduz a glicemia, pois aumenta os níveis de adiponectina (hormônio que está pouco ativo em pessoas com sobrepeso e obesas). Quando temos baixas doses de adiponectina na corrente sanguínea, ocorre um aumento no desenvolvimento da resistência a insulina e doenças cardiovasculares.

7 – Reduz o risco de desenvolver artrite pela redução da inflamação no organismo.

8 – É termogênico, pois atua no metabolismo basal, ou seja gasta mais calorias.

9 – Tem potencial de hipertrofia, pois dentro da musculatura atinge uma enzima que chamamos de mTOR, que proporciona a síntese proteica muscular (aumento de músculos).

10 – Protetor das articulações, principalmente para esportistas que praticam exercícios de impacto.

ALIMENTAÇÃO

Infelizmente não conseguimos ingerir a quantidade diária recomendada de ômega 3 por meio da alimentação. O ideal é ingerir em torno de 3 a 4 g diariamente e isso não ocorre.

IMPORTÂNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO

Através da suplementação, conseguimos atingir os níveis adequado de ômega e aumentamos a quantidade de DHA e EPA na corrente sanguínea mais facilmente.

QUANTIDADE DIÁRIA

Isso irá depender do hábito alimentar e a rotina de trabalho e de exercícios das pessoas. Costumo recomendar em torno de três gramas ao dia.

CUIDADOS

O que temos que cuidar não é marca, mas a quantidade de EPA e DHA e se o ômega é livre de metais pesados.

Como o ômega 3 é extraído do peixe que vem do mar, e o mar é contaminado, devemos ter esse cuidado. Nos rótulos dos suplementos deve vir descrito que o produto é livre de metais pesados.

Pesquisas demonstram que não existem males à saúde até porque é um produto vindo da nossa alimentação, porém, é sempre importante o bom senso e não sair consumindo potes de ômega 3. E comprar um ômega 3 de qualidade.

Fonte:Blog Barra de Ceral

Imagem: Bigstock by HLPhoto