Orto_02-01-15_Site

Alongamento e boa postura podem proteger articulações e evitar dores!

Postado em

As articulações permitem os movimentos do corpo e por serem exigidas o tempo todo, têm um risco de sofrer desgastes ou lesões – por isso, as dores articulares são muito comuns e podem até comprometer ou limitar os movimentos. Apesar de serem mais comuns em idosos e esportistas, as dores podem também atingir jovens e adultos e, por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar.

Uma das dicas é o alongamento, que reduz a sobrecarga nas articulações e faz com que elas deslizem mais e melhor – fazer pausas durante o dia, seja em casa ou trabalho, e alongar-se com movimentos suaves e simples ajuda a manter o corpo flexível.

É importante ainda prestar atenção à postura, que também pode ser um fator de risco para dores – um dos jeitos de melhorar é através da reeducação postural global, o RPG, técnica que mostra a maneira correta de se posicionar ao longo do dia.

Os especialistas alertaram ainda para o uso de munhequeiras, que limitam o movimento de determinada articulação. Vale lembrar que existem diversos tipos no mercado e é preciso definir qual usar – quem vai usar de maneira preventiva pode optar pelas mais macias; já quem está durante um tratamento de alguma lesão pode escolher uma mais rígida, mas sempre de acordo com a orientação de um profissional de saúde. Antes de comprar, é preciso fazer um teste: se estiver justa, sem machucar, é porque está boa.

Por último, vale alertar que as dores articulares podem ser leves ou graves – em casos simples, colocar gelo é o primeiro recurso e já pode ajudar. No entanto, se a dor for muito forte, recorrente e não passar com o gelo, é fundamental procurar um médico para avaliar se não há alguma doença.

 

Fonte:G1

Imagem:Bigstock by Maridav