place holder

Transtorno alimentar pode ter origem de transmissão psíquica!

Postado em

Em uma pesquisa realizada pela USP, concluiu-se que o transtorno do comportamento alimentar, como a anorexia nervosa (AN), pode ter origem de transmissão psíquica entre mãe e filha.

O estudo sugere que os mesmos tratamentos que a avó passou para a mãe serão transmitidos também para a filha e assim por diante. Isto pode desencadear diversos problemas, como a anorexia.

Para chegar a este resultado, foram pesquisadas seis famílias, onde três gerações de mulheres (avó, mãe e filha – esta em tratamento contra AN) participaram. Observou-se, então, que os cuidados maternos, ou a falta de tratamento afetivo, eram transmitidos a cada geração. Isto provocava, e continua provocando, atritos entre os familiares, sem que tenham consciência da origem do problema. Ou seja, aquilo que a filha criticava na mãe, em se tratando do seu comportamento materno, acaba tornando-se uma característica dela também ao torna-se mãe.Desta forma, o atrito entre as gerações provoca problemas e, somado a outras causas, forma a anorexia.O resultado da pesquisa ajuda a melhorar o tratamento de pacientes que sofrem do transtorno.

 

Fonte: Blog da Saúde

Imagem:BigStock-by: Kathy Dee