place holder

Plantas que aliviam o estresse!

Postado em

Infelizmente, o estresse e a ansiedade fazem parte do nosso dia a dia. A forma com que lidamos com eles é que faz diferença na nossa saúde e qualidade de vida. Na tentativa de equilibrar a balança, sabemos do valor de um estilo de vida saudável e uma mente positiva. Poder contar, ainda, com plantas que aliviam o estresse é um recurso de ouro que a natureza nos oferece. O naturólogo Leandro Lucena nos traz algumas delas!

As plantas adaptógenas

Têm a capacidade de aumentar a resistência do organismo ao estresse físico e emocional, cansaço, depressão e algumas doenças. Algumas se destacam no mundo todo por essa capacidade, como é o caso do ginseng coreano (Panax ginseng) e do ginseng siberiano (Eleutherococus senticosus). Segundo Leandro, aqui no Brasil temos excelentes opções, como o ginseng brasileiro ou fafia, catuaba, marapuama, guaraná, cacau, nó de cachorro e mate.

Ginseng brasileiro (Pfafia paniculata)

Tem vitamina A, B, C. D, E e F, ácidos pfáfico, flavonoides, fitohormônio e outros. Contribui para a saúde do sistema circulatório, cardíaco, imunológico e cerebral (concentração e memória). Potencializa a ação da insulina (hipoglicemiante) e tem ação adaptógena, antioxidante, cicatrizante, tônica e regeneradora celular.
É indicado para quadros de estresse, anemia, astenia, diabetes, e no tratamento de irregularidade circulatória. Deve ser tomado só pela manhã, é contra indicado para hipertensos e gestantes. Tem interação com medicamentos que contém sais de ferro. Especiarias que são verdadeiros remédios naturais

Açafrão da terra (Cúrcuma longa)

Da mesma família do gengibre, a cúrcuma longa, também conhecida como açafrão da terra, faz parte do curry indiano e chinês, sendo uma planta medicinal também utilizada como tempero na culinária. Tem óleo essencial, saponinas, caroteno e curcuminoides. Segundo Leandro, a cúrcuma faz de tudo um pouco, sendo um dos alimentos funcionais mais pesquisados na atualidade. Tem ação antibiótica, antiviral, antioxidante, anti-inflamatória, hepatoprotetora, imunoestimulante, antimucótica, entre outras.

Feno grego (Trigonella foenum-graecum)

Também pode ser utilizado na culinária como tempero. Tem saponinas, fitoesteróides, flavonóides, cumarinas, ácidos graxos, sais minerais dentre outros. Tem ação antioxidante, anti-inflamatória, diurética, hipoglicemiante, repositor hormonal, imunoestimulante, laxativa suave, entre outras. Tanto a cúrcuma quanto o feno grego podem ser incluídos como tempero na alimentação, sem maiores preocupações, o consumo ajudará a enfrentar o estresse. Já o uso como fitoterápico, em doses concentradas, deve ser feito com orientação médica/terapêutica, já que ambos apresentam restrições e interação medicamentosa. O naturólogo Leandro Lucena recomenda o uso dos fitoterápicos pelo período de 1 mês com intervalo de, no mínimo, 1 semana, lembrando que esse é um procedimento que ele adota em relação a todos, independente do grau de segurança. Isso faz com que não se sobrecarregue o organismo com estímulos, tendo efeitos indesejáveis.

Acesse nosso site e confira essas e outras informações que contribuem para o cuidado com a sua saúde e conheça também nosso trabalho!
Fonte e imagem: Lar Natural