place holder

Alimentos que ajudam a proteger seu fígado

Postado em

É muito importante para a nossa saúde manter uma boa alimentação. Conheça abaixo alguns alimentos que ajudam a proteger o fígado:

 

Própolis – O extrato de própolis, contém substâncias chamadas bioflavonoides que estão ligadas a uma melhora da função do fígado. Dessa forma, ajudam a acelerar a desintoxicação do organismo.

Abacaxi – O destaque do abacaxi é uma potente enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão – por isso que muitas pessoas a usam para amolecer a carne de churrasco. Desse modo, ela ajuda a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas.

Maçã – A maçã pode fazer a diferença no trabalho do fígado por conter uma substância chamada pectina. É uma fibra solúvel que ajuda na diminuição da taxa de colesterol e facilita a digestão de gorduras pelo organismo.

Gengibre – Esse alimento é considerado um tônico do fígado. O gengibre ajuda na secreção da bile, que é feita pela vesícula biliar, explica. Com isso, a digestão de gorduras é mais eficiente, evitando a sobrecarga do fígado.

Escarola – A substância amarga presente nessa verdura estimula a produção e secreção da bile.Além disso, é fonte de nutrientes, como ácido fólico, zinco e vitaminas que dão mais saúde e disposição ao corpo para que todos os órgãos funcionem bem.

Frutas vermelhas – Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutas avermelhadas são poderosos antioxidantes. Elas ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado.

 

Salmão e azeite – O salmão é rico em ômega 3, uma gordura considerada “boa” por ajudar na proteção do fígado. Já o azeite de oliva também apresenta ômega 9, outro componente que traz benefícios ao órgão.

Fonte: Folha Vitória

 

Imagem: Bigstock by Legaa