Convite!

Postado em

PÚBLICO-ALVO: Médicos, pessoal da área da Saúde. Evento gratuito e aberto ao público em geral.

MESTRE DE CERIMÔNIA: Dra. Mônica Fernandes Gomes (Doutora em Patologia Bucal – Instituto de Ciência e Tecnologia – UNESP – SJC)

14H – 14H15- Cerimônia de Abertura (Dra. Mônica Fernandes Gomes)
14H15 – 15H15 – Tema da palestra: “Síndrome de Fibromialgia Associada à Disfunção Temporomandibular” (Dr. Manuel Martines-Lavín, Chefe do Departamento de Reumatologia do Instituto Nacional de Cardiologia, Cidade do México)
15H15 – 16H – Ações na Comunidade do “Grupo de Estudo e Apoio ao Paciente com Síndrome de Fibromialgia (SFM) de São José dos Campos”
(Dra. Raquel Paviotti Corcuera e psicóloga Edivirgem Cristina da Silva, iniciadoras do “Grupo de Estudo e Apoio ao Paciente com Fibromialgia -SJC…” ).

16H – 16H30 – Café/Lanche. Venda do livro “Fibromialgia sem Mistério”, autor Manuel Martinez Lavín
16H30 – 18H – Mesa de Debate onde haverá interação com o público:
Dr. Manuel Martinez-Lavín, Dr. Álvaro Tolomelli, Dr. Mario Cesar Bazzarella, Dra. Alessandra Mandaloufas e outros ainda não confirmados.
Mediadora/facilitadora Jornalista Fernanda Soares e Membros

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE OS PARTICIPANTES

O Dr. Manuel Martinez Lavín é um renomado médico mexicano, chefe do Departamento de Reumatologia do Hospital do Coração da Cidade do México, reconhecido internacionalmente.
Tem contribuído com novas descobertas sobre a Fibromialgia (CID-10:
M79.7 [1]), e suas pesquisas têm sido corroboradas por outros cientistas internacionais.
Sua maior contribuição foi a comprovação científica da presença de uma disfunção autonômica do Sistema Nervoso (que ele chamou de “disautonomia”) na etiopatogenia da fibromialgia, e como esta disautonomia pode levar à vasta gama de sintomas da síndrome fibromiálgica, e ainda demonstra que o seu sintoma principal, a dor crônica, é de origem neuropática e é mantida pela hiperatividade do Sistema Nervoso Autônomo Simpático, propondo um método que pode auxiliar no diagnóstico.
Devido à relevância de suas descobertas sobre uma doença tão complexa e mal conhecida, e ao enfoque multi e transdisciplinar, o Grupo de Estudos e Apoio ao Paciente com Fibromialgia de São José dos Campos buscou seu apoio à causa que motiva o grupo, que consiste em difundir o conhecimento sobre a fibromialgia para os profissionais da área da Saúde, assim como para a população em geral.
Esse é o principal objetivo de trazermos este cientista ao Brasil, para que suas descobertas possam ser divulgadas, através de uma série de palestras a serem realizadas nas universidades, despertando a discussão no meio médico e entres os outros profissionais envolvidos no tratamento ao paciente portador de fibromialgia e dar-lhes ferramentas para enfrentar esse novo desafio.
Queremos aproveitar para divulgar o seu livro “Fibromialgia Sem Mistérios”, lançado recentemente em língua portuguesa, pela Editora Summus. Trata-se de um livro cientifico, para a classe médica e profissionais ligados à área da saúde, mas escrito numa linguagem que o leigo também possa compreender, onde o Dr. Lavín apresenta de modo muito didático e aprofundado, o resultado de suas investigações sobre a fibromialgia, desde os mecanismos fisiopatológicos até o seu tratamento, multi e transdisciplinar, com uma visão holística. Esta obra é uma das ferramentas que gostaríamos de apresentar.
O conteúdo do livro corresponde à versão em inglês, edição Kindle “Fibromyalgia: How Stress Becomes Real Pain And What To Do About It”, vendido na Amazon.com.
Para mais informações sobre o livro em português acesse:
http://www.gruposummus.com.br/mg/livro/9788572551083 [2]

DR. MÁRIO CÉSAR BAZZARELLA.
Dr. Mário César é médico psiquiatra, colaborador do projeto Terceira Idade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a USP, e facilitador em meditação, formado pelo Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp.

DR. ÁLVARO TOLOMELLI
Formado em Medicina pela UFJF- M.G. em 1977. Residência Medica IASERJ- RJ. 1980 Neurocirurgia. Pós Graduação Neurologia pela PUC- RJ.
Atividade como neurocirurgião e neurologista desde 1981 nas cidades de São José dos campos e Jacareí.

DRA. ALESSANDRA MANDALOUFAS
Médica pela UNITAU – Universidade de Taubaté – 1991 Especialização em Homeopatia pela APH – Associação Paulista de Homeopatia – 1994 Coordenadora na Secretaria de Saúde de Taubaté, sendo responsável pela implantação do Atendimento Ambulatorial de Homeopatia na Prefeitura de Taubaté – 2010 Coordenação do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) nos municípios de Taubaté (2010) e Natividade da Serra (2012) Membro do “Grupo de Estudos e Apoio ao Paciente de Fibromialgia”.

DRA. RAQUEL A. PAVIOTTI CORCUERA.
Dra. em Física Nuclear pelo Instituto de Física, Bariloche Argentina 1974. Post doutorado pela Universidade de Tennessee, EUA 1989 Se se desempenhou como cientista em Laboratórios e Institutos de Pesquisa Nuclear em Brasil, Argentina, França, Estados Unidos e ONU- IAEA Viena.
Como cientista aposentada do INPE, se dedica atualmente ao estudo da documentação publicada sobre fibromialgia no Brasil e no exterior desde 2006. Com diagnostico de fibromialgia desde 2003 Em 2007 junto com amigos e profissionais da saúde fundou o “Grupo de Estudo e apoio a Fibromialgia de SJC”.

EDIVIRGEM CRISTINA DA SILVA
Psicóloga clínica e neuropsicóloga – CRP – 06-48135/7 Formação em psicologia: Universidade Braz Cubas Especialização em terapia de grupo/neuropsicologia: ciclo/ceap – MG Extensão e pós-graduação em neuropsicologia: UJRJ/universidade federal do rio de janeiro. Co-fundadora do. “Grupo de Estudo e Apoio a Fibromialgia de SJC”.

JORNALISTA FERNANDA SOARES ANDRADE
Formada em jornalismo pela Universidade de Taubaté (Unitau)/SP.
Atua na área de assessoria de imprensa do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais da Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial há 18 anos.
É autora de livros infantis e do livro “_A Solução Brasileira – História do Desenvolvimento do Motor a álcool no Brasil”.