Orto_30-04-15_Site

Benefícios do esporte para o seu bem-estar!

Postado em

O interesse inicial não varia muito: emagrecer, deixar os músculos durinhos ou, em raros casos, melhorar a flexibilidade são os objetivos da maioria das pessoas que começam a praticar alguma atividade física. O que poucos sabem – e que gera uma surpresa deliciosa conforme os treinos avançam – são os benefícios emocionais do esporte. Fazer exercícios pode melhorar a autoestima, combater a indisposição e até mesmo melhorar a memória. Veja por que fazer exercícios com regularidade eleva seu astral:

Aumenta o convívio social

Esportes coletivos facilitam o convívio social, já que a prática depende da interação entre as pessoas. Mesmo os esportes considerados individuais, como corrida ou natação, têm modalidades em grupo ou podem ser praticados em companhia de outras pessoas. Nesse caso, o esporte também é uma oportunidade para fazer amigos novos.

 

Autoestima

O convívio com outras pessoas que praticam esportes e as modificações que a atividade física promove no corpo, deixando-o mais forte e saudável, também influenciam na forma como você se vê no espelho. O maior impacto acontece com pessoas que estavam muito acima do peso e passam a se enxergar de outra maneira depois de começar os esportes. Além disso, as conquistas do esporte proporcionam muita confiança, o que tem interfere de forma positiva na autoestima.

Disposição

Quem pratica esporte garante: a atividade física é inimiga número um da preguiça. O exercício cansa o corpo durante sua a realização, mas o efeito nas horas restantes é inverso: sobra disposição para o trabalho e para o lazer. Durante qualquer atividade física, o cérebro libera endorfina, hormônio responsável por diminuir o estresse, deixando você mais relaxado e disposto.

Diminui a ansiedade

A prática de exercícios físicos já vem sendo estudada como parte do tratamento contra ansiedade, essa relação ainda não está totalmente comprovada. Mas tudo indica que a concentração no treino ajuda a esquecer, por algum tempo, os problemas geradores de ansiedade e isso já desponta como um grande benefício.

Dormindo melhor

Um estudo descobriu que a prática diária de, pelo menos, 30 minutos de atividade física faz você dormir melhor e com mais facilidade. Noites mal dormidas podem levar a problemas como cansaço durante o dia, redução da memória e até depressão. Os especialistas associam a endorfina como a responsável pelas boas noites de sono. A atividade física proporciona um sono mais profundo, deixando o corpo mais descansado e com mais disposição para o dia seguinte. Mas o ideal é realizar os exercícios no mínimo quatro horas antes de dormir, pois a elevação da temperatura corporal pode dificultar o sono.

Fonte: Blog Minha Vida

 

Imagem: Bigstock by Geribody