A Importância das Vitaminas para o Nosso Organismo

Postado em

Para ter uma saúde perfeita precisamos de todos os nutrientes de forma balanceada. Cada um tem uma função diferente no nosso organismo.

Alguns exemplos são: fornecer energia (maioria dos carboidratos), melhorar e manter nossos tecidos como a pele e músculos (proteínas), entre outros.

Um desses nutrientes tem funções muito especiais para o nosso organismo e nós não conseguimos ter saúde sem eles. Esses nutrientes especiais são as vitaminas.

As vitaminas são compostos orgânicos considerados essenciais, isso quer dizer que não são produzidas pelo nosso próprio organismo e por isso precisamos consumi-las sempre. Temos que ter muito cuidado com as vitaminas, porque tanto os excessos como a falta podem causar sérias doenças.

Elas são divididas em dois grandes grupos, as lipossolúveis que só “dissolvem” na presença de gordura (lipídeo) e as hidrossolúveis que só são dissolvidas na presença de água.

No primeiro grupo estão as vitaminas A, D, K e E, elas não são facilmente excretadas pelo nosso corpo, por isso tendem a se acumular mais facilmente podendo causar algumas doenças.

No segundo grupo estão as vitaminas C e do complexo B. Essas permanecem no nosso organismo por pouco tempo, então devem ser consumidas todos os dias e a sua falta pode causar muitos prejuízos a saúde.

Ao todo, o nosso corpo precisa de 13 vitaminas que devem ser consumidas através dos alimentos ou com suplementos (conforme orientação médica) e somos capazes de produzir apenas a vitamina D (aquela vitamina “do sol”).

Cada pessoa tem uma necessidade de vitaminas diferente da outra. Idade, sexo, condição de saúde e estrutura física e até mesmo tipo de trabalho são fatores que alteram a quantidade de vitamina que deve ser ingerida. Por isso, é muito importante sempre consultar um médico.

Mulheres grávidas, crianças em pleno desenvolvimento, pessoas adoentadas e trabalhadores que fazem muito esforço físico precisam ingerir maior quantidade de vitaminas que as outras pessoas. Também existem valores diferentes de recomendação diária de ingestão para cada tipo de vitamina.

Fonte: Blog Relva Verde

 

Imagem: Bigstock by BVDC