place holder

Como atua a medicina ortomolecular no pré-natal?

Postado em

Durante o pré-natal, a medicina ortomolecular pode ser utilizada como excelente complemento para manter o equilíbrio do organismo e de toda a parte nutricional da mãe e, consequentemente, do bebê. Segundo a ginecologista com prática em oxidologia Anna Bordini, o principal foco é compensar e equilibrar os nutrientes que podem sofrer uma vulneração no período da gestação. No entanto, é preciso deixar claro que este acompanhamento não dispensa o pré-natal com o obstetra.

— A medicina ortomolecular atua como coadjuvante, podendo indicar a suplementação de nutrientes e vitaminas, que visam saúde e bem-estar da mãe e do bebê — reforça a especialista.

Antes de iniciar o tratamento, porém, o especialista deve solicitar uma série de exames tradicionais, como sangue e urina, além de outros mais específicos para avaliar a dosagem hormonal da tireoide e do estresse, por exemplo. Com tais informações, é elaborado um tratamento personalizado para a gestante. A gravidez é um período de muitas alterações físicas e emocionais que podem atrapalhar a mãe e o desenvolvimento do bebê.

— O tratamento ortomolecular não interfere no pré-natal realizado com obstetra, mas procura compensar o desgaste do organismo nessa fase, que também é influenciado por fatores externos como estresse, poluição e alimentação inadequada — diz Anna.

Durante a gravidez, qualquer mulher precisa de um acompanhamento especial, pois fica mais suscetível a desenvolver infecções, apresentar anemia e alergias, enfrentar problemas na pele e demais desconfortos. Além disso, Anna destaca que outro assunto importante é o controle do peso. Por meio de uma alimentação balanceada e reposição de nutrientes pode ser mais tranquilo para a gestante manter o ganho de peso sob controle, sem ter de enfrentar o desgaste de um aumento de peso excessivo.

De olho nos nutrientes

Para a especialista, os suplementos nutricionais e vitamínicos não substituem uma dieta rica em legumes, verduras, carnes magras, lácteos, cereais e frutas. A indicação sempre é apostar em um cardápio variado e nutritivo. Deve-se evitar alimentos gordurosos, industrializados e refrigerantes. A médica lista os principais alimentos que devem compor a dieta de uma gestante, ressaltando os minerais e as vitaminas essenciais para uma gravidez saudável. Confira:

• Ferro
Pode ser encontrado em carnes vermelhas e brancas, feijão, lentilha, grão-de-bico, folhas verde-escuras e beterraba.

• Cálcio
Está presente em leites e seus derivados como queijos e iogurte, além de brócolis e nozes.

• Magnésio
Mineral encontrado em cereais, arroz integral, nozes e frutas como abacate e damasco seco.

• Vitamina B6
Presente no germe de trigo, ervilha, cenoura e banana.

• Vitamina C
Em frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi, além de ser encontrada em verduras como agrião, brócolis, couve e espinafre.

• Vitamina E
Pode ser encontrado em cereais integrais, castanhas e ovos.

Fonte: Zero Hora
Imagem: Dicas de Mulher