Soja: Cuidado com o Consumo Excessivo

Postado em

É muito comum, quando alguém retira o leite da alimentação, acabar substituindo todos os lácteos por soja e produtos a base de soja.

A soja é rica em vitaminas e minerais e é considerado um alimento funcional, pois produz efeitos benéficos à saúde, reduzindo os riscos de algumas doenças crônicas degenerativas. Além disso, as pesquisas têm demonstrado que as isoflavonas da soja reduzem os riscos de alguns tipos de câncer. Porém, como a soja possui proteínas de difícil digestão, o consumo frequente pode levar ao desenvolvimento uma alergia alimentar a esse alimento, principalmente em pessoas em que o intestino não está totalmente íntegro, podendo estar com a permeabilidade aumentada, não selecionando direito a entrada de nutrientes e não nutrientes no organismo.


Portanto, o ideal é realizar sempre uma rotatividade alimentar, consumindo produtos de soja com intervalos de quatro dias ou mais e variar com outros produtos, como leite de arroz, amêndoas, castanhas, quinoa, etc. Assim você estará prevenindo uma futura alergia alimentar e não precisará eliminar mais um item da sua alimentação. Lembre-se que equilíbrio e variedade são os segredos de uma alimentação saudável.

Fonte e Imagem: Sem Gluten Sem Lactose