O MARAVILHOSO ABACATE!

Postado em

É muito comum as pessoas terem medo de consumir abacate devido à ideia de que ele engorda ou até de que aumenta o colesterol. Porém, este é um grande mito. O abacate é uma fruta muito saudável e possui propriedades maravilhosas.
O abacate realmente é uma fruta gordurosa, mas é composto por “gorduras boas”, principalmente ácidos graxos insaturados e, como qualquer alimento de origem vegetal, não possui colesterol em sua composição, pelo contrário, ele auxilia na redução do “colesterol ruim” (LDL) e no aumento do “colesterol bom” (HDL), principalmente devido à ação do ácido oleico, um ácido graxo monoinsaturado, presente também no azeite de oliva. Essa gordura também auxilia na redução dos triglicerídeos, previne infartos, tromboses e alguns estudos mostram que pode até combater os sintomas da depressão. 

Essa fruta também é rica em beta-sitosterol, uma substância com importante efeito na redução da resistência a perda de peso, além disso, ela modula a produção da insulina e reduz o açúcar no sangue, prevenindo o surgimento do diabetes. O beta-sitosterol também tem efeito redutor do cortisol (“hormônio do estresse”), é imunomodulador, anti-inflamatório, bactericida, antiviral e fungicida. Além disso, o abacate é rico em vitamina E, vitaminas do complexo B, zinco, potássio, magnésio e fibras.

Outro aspecto bem legal do abacate é a versatilidade, ele pode ser usado em inúmeras preparações doces e salgadas e até como substituto de alguns derivados do leite. É possível utilizá-lo, por exemplo, como base para vitaminas, sorvetes, coberturas, mousses, cremes, pastas, patês, guacamole, maionese, saladas, etc.

Fonte: Sem Gluten Sem Lactose