place holder

Dia internacional do Celíaco

Postado em

A data foi instituída, principalmente, para chamar a atenção dos governos e sociedade sobre a importância da criação de políticas públicas que garantam os direitos dos cidadãos celíacos. Além do Brasil, a data foi adotada por vários países como Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Espanha e Canadá.

A doença celíaca é uma condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado e é caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, proteína contida em alimentos como trigo, aveia e derivados. A doença atinge crianças, adolescentes, adultos e idosos e é controlada e tratada a partir da dieta de restrição ao glúten.

Pelo fato dos sintomas serem variados e estarem associados a outras doenças, muitas pessoas podem ser celíacas e não saber.

Quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor será a possibilidade de a pessoa conviver com a condição celíaca, sem maiores prejuízos ao organismo. Do contrário, é possível que o celíaco passe toda sua vida enfrentando as consequências da doença, que podem levar à formação de tumores e estados de desnutrição crônica, sem que ele saiba que retirando de sua dieta alimentos com glúten é possível controlá-la.


Para saber mais detalhes sobre a doença celíaca e a programação do evento, visite o site: http://www.doencaceliaca.com.br/

Fonte e Imagem: Saúde Digestiva