place holder

Conheça os principais alimentos funcionais e seus benefícios à saúde

Postado em

Atualmente tem se disseminado muito a idéia de se utilizar ‘o alimento como medicamento’, contemplando as lições de Hipócrates – o pai da medicina – proferidas há 2.500 anos. Todo alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde, são denominados alimentos funcionais.

 Alimentos com propriedades funcionais de importância significativa são aqueles alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que forneça beneficio à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças.

 De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas, possuem ação antioxidante e diminuem a produção de radicais livres.

 Os chamados alimentos funcionais possuem não só capacidade de suprir nossas necessidades diárias de nutrientes, como também prevenir e tratar doenças. A lista de alimentos que possuem tais propriedades não para de crescer. O número de alimentos funcionais é grande, mas não se trata de uma fórmula mágica. Os efeitos benéficos dependerão de vários fatores integrados: dieta equilibrada, estilo de vida e fatores ambientais. Se usados corretamente, esses alimentos podem ajudar na redução, prevenção ou retardamentos de doenças relacionadas ao envelhecimento. Tente incluir cada um deles pelo menos em uma das refeições do seu dia.

ALIMENTOS FUNCIONAIS UTILIZADOS E SEUS BENEFÍCIOS:

ALECRIM: Possui substâncias antioxidantes (ácido carnosóico, ácido rosmarínico, ácido ursólico), que previnem doenças cardiovasculares.

ALHO: Rico em selênio e germânio atuando como antioxidante e regulador do sistema imunológico. Também contém cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, B1, B2 e C. Apresenta um componente denominado Alicina que tem ação antibiótica, reduz colesterol, controla a hipertensão arterial e a glicose sanguínea e tem ação anti-cancerígena. É um alimento prebiótico, promovendo colonização da flora intestinal benéfica.

AVEIA: A aveia é um cereal de alta qualidade nutricional, rico em fibras solúveis. Contém minerais como fósforo, potássio e magnésio, vitaminas E, do complexo B. É rica em ácidos graxos insaturados, benéfica para a circulação e estimula o peristaltismo intestinal o que ajuda no funcionamento do intestino. Além disso, alguns estudos têm mostrado que dietas suplementadas com aveia ajudam a diminuir o colesterol sanguíneo e a absorção de glicose em diabéticos atuando como hipoglicemiante, sendo indicado para o diabetes. Estimula o funcionamento da glândula Tireóide aumentando a resistência ao frio. É um alimento prebiótico, promovendo colonização da flora intestinal benéfica.

AZEITE DE OLIVA: Ótima fonte de ácido graxo monoinsaturado ômega-9 que previne a aterosclerose, pois ajuda na diminuição do colesterol LDL (ruim) e no aumento do colesterol HDL (bom). Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas, sistema hepato-biliar e intestino, por estimular a produção do suco hepático. Também ajuda na absorção das vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K) e alguns minerais. É rico em antioxidantes (vitamina E), prevenindo o envelhecimento.

CAPIM LIMÃO: Age como analgésico, antitérmico e alivia espasmos musculares. Também é indicado para tosse. É um agente anti-microbiano e auxilia em distúrbios das funções digestivas.

CASTANHAS DE CAJU: rica em proteínas, vitamina E e do complexo B, fósforo, cálcio, potássio, ferro, magnésio. Têm ação tônica geral e poder revigorante.

CASTANHAS DO PARÁ: é rica em vitaminas A, D, C, K e em sais minerais cálcio, ferro, magnésio, ferro e selênio, sendo assim um importante alimento para a regularização das funções celulares. O consumo diário da castanha do Pará, rica em selênio, previne o câncer, principalmente o de mama e auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Esse mineral também evita a fadiga e é capaz de melhorar o humor.

CEBOLA: Contém vitamina C, acido fólico e minerais como o potássio. Contém compostos sulfúricos “Allium” que atuam na circulação sanguínea evitando formação de coágulos e hipertensão arterial. Estimula a secreção estomacal e biliar, melhorando a digestão e é benéfico em doenças infecciosas como resfriado, tosse, bronquite e infecções estomacais. É um alimento prebiótico, promovendo colonização da flora intestinal benéfica.

CHÁ VERDE: Benefícios como a prevenção de vários tipos de câncer, o aumento da capacidade do sistema imunológico e a proteção contra alergias respiratórias podem vir de uma simples xícara de chá verde. Mas de onde vem toda a força do chá verde? Os grandes guerreiros da planta são os polifenóis, moléculas encontradas também em frutas, legumes e verduras e que lutam para manter as células sadias.

DAMASCO: Rico em vitamina (ideal para a saúde dos olhos), vitaminas B1, B2, B3, B5, C, potássio, sódio, magnésio e fibras. O caroteno previne vários tipos de câncer. A fruta seca contém nutrientes de maneira concentrada.

FRUTAS CÍTRICAS: Ricas em vitaminas C que melhoram a absorção de ferro pelo organismo e combatem radicais livres prevenindo o escorbuto e o envelhecimento precoce.

GELATINA (COLÁGENO): constituída de 85% de proteínas, garante a integridade estrutural das células e ajuda a reduzir o acúmulo de líquido das mesmas. Os aminoácidos presentes ajudam a fortalecer os ossos e melhorar a aparência da pele, cabelo e unhas. É recomendada a todas as idades, principalmente para atletas e idosos. Desempenha um papel importante na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose.

GENGIBRE: Contém cálcio, fósforo, ferro e niacina. É eficaz na prevenção da náusea e aumento do apetite de pessoas inapetentes uma vez que estimula a salivação. Atua na digestão, na flatulência e como relaxante em cólicas. Também reduz a formação de coágulos sanguíneos melhorando a circulação e evitando doenças cardiovasculares; combate tosse, gripe, resfriados, bronquite, reumatismos e artrites.

GÉRMEN DE TRIGO: É a parte do trigo mais rica em nutrientes, vitamina E, B1, B6, niacina, ácido fólico, além de fibras e proteínas. Protege o organismo de doenças cardiovasculares, cataratas e alguns tipos de câncer. Apresenta ação hipoglicemiante, sendo indicado também no diabetes. Ajuda na função intestinal como laxativo.

HORTELÃ OU MENTA: É rico em cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, C, e do complexo B. Possui ação digestiva, tônica, anti-espasmótica e calmante. Purifica o hálito, combate gripe e resfriados e vermes.

IOGURTE:  Apresenta alto valor nutritivo, rico em cálcio e vitaminas do complexo B. Auxilia na restauração da microflora intestinal nas diarréias ou pós-terapias com antibióticos.

KINAKO (farinha integral de soja): É a forma mais nutritiva da soja; juntamente com o leite de soja é rico em proteínas, ácidos graxos insaturados, ferro, potássio, cálcio, vitaminas do complexo B e isoflavonas. Estas atuam como antioxidantes, reduzem o colesterol LDL (ruim) e possuem atividade hormonal atenuando os sintomas da menopausa. Também previnem doenças cardiovasculares.

LOURO: Têm ação digestiva e carminativa (anti-flatulento); utilizado no tratamento de afecções gástricas e reumáticas.

MANJERICÃO: Contém óleos essenciais capazes de excitar a atividade das mucosas das vias respiratórias e gastrointestinais; também benéfico aos rins e nervos.

NOZES: rica em proteínas, vitamina E e do complexo B, fósforo, cálcio, potássio, ferro, magnésio, e principalmente zinco, essencial à função imunológica do corpo. Têm ação tônica geral, com excelente poder revigorante.

ORÉGANO: Ativador do sistema digestivo e sexual; atua como diurético e anti-flatulento.

PEIXE: O Peixe é uma excelente fonte de proteínas, ferro e outros minerais, além de conter os célebres ácidos graxos ômega – 3 e 6. O consumo regular de peixe diminui o desenvolvimento de doenças do coração e aterosclerose. Algumas pesquisas mostraram que a ingestão de alguns peixes, como salmão, ajuda a retardar o envelhecimento da pele.

PROTEÍNA DE SOJA: A proteína de soja reduz os níveis de colesterol total e de triglicérides, melhora a saúde dos vasos sanguíneos, aumenta a função imunológica e possui ação antioxidante.

PROBIÓTICOS: Você já deve ter ouvido falar de lactobacilos vivos, mas talvez não saiba que eles são alimentos funcionais. Os alimentos probióticos (iogurtes e bebidas lácteas fermentadas) contêm microorganismos vivos que, quando ingeridos, sobrevivem à passagem pelo estômago e chegam até o intestino para eliminar bactérias prejudiciais e causadoras de doenças. Eles auxiliam também a imunidade e o sistema de defesa, facilitam a digestão da lactose e equilibram a quantidade de bactérias benéficas e maléficas dentro do intestino.

QUINUA: cereal andino (encontrado como flocos, grãos e farinha) rico em aminoácidos, vitaminas B6, B, E, C e minerais ferro, fósforo e cálcio. Atua na prevenção de câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos, além da melhora da imunidade, da aprendizagem e da memória e recuperação de tecidos.

SALSINHA: Rica em antioxidantes, vitamina C, ferro, cálcio, ácido fólico e carotenos. Possui efeito diurético, benéfico em casos de retenção de líquidos, função renal insatisfatória e hipertensão arterial; também utilizado no tratamento da Gota. Bom também para anemia, catarata.

SEMENTE DE GERGELIM: É rico em vitaminas A, E, B1, B2, niacina, cálcio, fósforo, ferro, fibras e óleos essenciais ômega-3 e ômega-6, removendo gorduras saturadas sanguíneas (protetor cárdio-circulatório). Age contra radicais livres prevenindo o envelhecimento; é rico em fitoestrógeno, protetor contra o câncer, doenças cardiovasculares e osteoporose. Apresenta ação energética (medicina chinesa) sobre o pulmão, baço, pâncreas, fígado e rins.

SEMENTE DE GIRASSOL: Rica em óleos poliinsaturados, proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, E, minerais, como cálcio, fósforo, potássio, ferro, zinco e magnésio. Ajudam a manter os ossos fortes; no combate ao colesterol e a pressão alta, previnem problemas cardíacos e são recomendadas para o tratamento de esclerose múltipla.

SEMENTE DE LINHAÇA (SEMENTE DO LINHO): rica em ácidos graxos essenciais (ômega-3 – protetor do coração); atua no sistema de defesa do corpo prevenindo inflamações, lupus e alergias;  possui diversos minerais incluindo o zinco. Contém fibras (mucilagem e pectina) que lhe conferem propriedades laxativas e as lignanas (precursores do estradiol). Têm atividade  anti-fúngica, anti-bacteriana e anti-carcinogênica, principalmente das mamas.

TOMATE: é muito rico em vitaminas, principalmente B, C, K e A; também em minerais, sobretudo magnésio. Tem propriedades laxativas e diuréticas, além de promover a eliminação do ácido úrico. Apresenta o Licopeno, substância que lhe dá a cor vermelha, composto bioativo que atua na prevenção de cânceres, principalmente câncer de próstata. Dê preferência ao tomate orgânico, em função de que é comum o uso de agrotóxicos para o cultivo.

UVAS: Ricas em vitaminas C e do complexo B, minerais: potássio, magnésio, enxofre, ferro, cálcio e fósforo. Estimula a função hepática, combate a acidez sanguínea, indicada para pessoas intoxicadas pelo excessivo consumo de carnes. Tem ação diurética, desintoxicante, estimulante do apetite, tônica e reconstituinte das funções intestinais (anti-flatulenta, laxativa e anti-fermentativa). Os flavonóides presentes nas cascas previnem a aterosclerose e o câncer. OBSERVAÇÃO: o sulfato de cobre pulverizado nas videiras pode ser removido deixando-se as uvas de molho em solução de água e vinagre.

VITAMINA C: Essa é a vitamina mais famosa no combate a doenças. Os alimentos que se destacam são: limão, laranja, acerola, morango entre outros. A vitamina C protege contra o envelhecimento das células, por isso que se usa muita vitamina c em cremes dermatológicos. Ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer, ataques do coração e doenças pulmonares.

Fonte: Bem estar