Você sabia que cerca de 20% das pessoas apresenta algum distúrbio de ansiedade ao longo da vida? O número indica que esse tipo de problema é bem mais comum do que a gente imagina e que, portanto, precisa ser encarado. Assim como em muitas outras doenças, a alimentação pode ocupar um papel importantíssimo no tratamento da ansiedade. Conheça algumas opções que podem controlar o nervosismo e outras que agravam os sintomas do ansioso.
Vilões da Ansiedade
Várias pessoas já desconfiam de alguns alimentos que aumentam a ansiedade, como o café, por exemplo. Outros produtos que contém cafeína podem aumentar a sensação de ansiedade, porque estimulam o funcionamento do sistema nervoso. Além deles, o açúcar e os doces devem ser evitados, por razões semelhantes. O chocolate, que para muitos ajuda a acalmar, na verdade só causa uma tranquilidade momentânea. Por ser estimulante, ele também está na lista de alimentos a serem evitados por pessoas ansiosas.
Alimentos Benéficos
Do outro lado, estão os alimentos que contribuem para aliviar os sintomas da ansiedade. Uma substância importante é o triptofano, que aumenta a sensação de bem estar. Confira alguns deles:
– Leite desnatado
– Iogurtedesnatado
– Queijo branco
– Nozes
– Banana
– Arroz
– Batata
– Feijão
– Lentilha
– Castanhas
– Abacate
– Soja
Outra dica importante é investir nos alimentos ricos em fibras, como os cereais e massas integrais, frutas e verduras. O ideal é sempre tomar bastante água junto com esses produtos, para facilitar o processo de digestão e o trânsito intestinal. E lembre-se: respire fundo e não se angustie por situações que não podem ser alteradas. Assim como em muitas outras doenças, a alimentação pode ocupar um papel importantíssimo no tratamento da ansiedade.
Fonte: Portal Ortomolecular
Imagem: Bigstock by Angela_Waye