A consulta ao nutricionista é fundamental para a saúde. Ele vai pedir exames clínicos, se necessário, medir altura e peso para a prescrição de uma dieta individual que atenda às suas necessidades.
Estudos realizados comprovam que a dieta é imprescindível para a redução de elevados níveis de colesterol, glicose, triglicerídeos e que o indivíduo que está muito além de seu peso ideal ou muito abaixo está pondo em risco a sua vida.
A obesidade, por exemplo, traz sérias consequências: hipertensão, diabetes, aterosclerose, AVC (derrame), infarto, angina, insuficiência renal, entre outras.
A magreza pode indicar sinal de diabetes, anorexia nervosa, distúrbios digestiva (má absorção), entre outras.
É importante lembrar também, das gestantes e nutrizes (mães que amamentam). A orientação nutricional ajuda a manter o peso gestacional regular, sem excessos que poderiam prejudicar o parto e consequentemente o bebê, e as nutrizes que necessitam de uma alimentação balanceada a fim de produzir leite mais nutritivo.
Os idosos também precisam de uma alimentação equilibrada, pois nesta fase o organismo está com o metabolismo mais lento e a digestão deve ser mais fácil e com alimentos mais leves.
Não tenha medo de perguntar. Nutricionista não é apenas um profissional que passa dietas para emagrecer, ele visa manter a saúde promovendo a educação para adultos e crianças. Informe-se.
Fonte:Blog Dicas de Nutrição
Imagem: Bigstock – By: Stokkete