A enxaqueca é uma dor de cabeça muito intensa que aproximadamente 15% da população sofre, sendo 75% mulheres. Costuma ser de herança genética, ainda que felizmente com o passar dos anos e as mudanças hormonais acabe por desaparecer. Diferente de outros tipos de dores de cabeça mais suaves, a enxaqueca vem acompanhada de fotofobia, náuseas e vômitos. A seguir destacamos alguns conselhos para evitar a enxaqueca:
– Evite situações de estresse e não passe tempo demais à frente do computador.
– Sente-se corretamente, preste atenção à postura de sua cervical e ombros e realize exercício físico para se manter em forma.
– A enxaqueca costuma ser provocada por uma falta de irrigação sanguínea na cabeça, portanto você deve evitar ingerir alimentos ricos em gorduras como o queijo curado e o iogurte, carnes curadas e fumadas, e alimentos estimulantes como o chocolate, o café e alguns chás. Veja como se deve alimentar para evitar a enxaqueca.
– Substitua o café da manhã por um chá de tília, melissa, valeriana ou todas elas combinadas.
– Evite o fumo e o álcool, sobretudo o vinho tinto, a cerveja e o espumante.
– Na medida do possível evite ingerir fermento, condimentos e corantes artificiais.
– Vá a um médico especialista ou neurologista para que estude seu caso e evite a automedicação. Pense que algumas pessoas têm desenvolvido intolerância a certos medicamentos por um uso excessivo.
– Tome a medicação prescrita por seu médico assim que notar o primeiro sintoma. Se deixar que a crise de enxaqueca avance, será mais difícil acabar com ela.
– Vá com calma e cancele seus planos. Procure um lugar escuro e silencioso, deite-se e tente dormir.
– Existem medicamentos de última geração, bastante exclusivos e caros, que atuam rapidamente dilatando os vasos sanguíneos próximos ao cérebro e combatendo satisfatoriamente a enxaqueca na maioria dos casos, ainda que não seja bom abusar deles por seus possíveis efeitos colaterais.