A doença celíaca afeta o sistema digestivo e consiste na intolerância à proteína denominada glúten. Desta forma, quando a pessoa celíaca ingere alimentos que contêm esta substância, seu sistema de imunidade entra em alerta e reage eliminando de forma progressiva as vilosidades encontradas no intestino delgado, as quais cumprem a função de absorver os nutrientes, minerais e vitaminas dos alimentos. Por conseguinte, ocorre uma inflamação e o organismo não é capaz de absorver e digerir essa proteína, originando dor na zona do abdômen e diarreia, entre outros sintomas. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é modificar a sua dieta. Mas como? Se esse é o seu caso e você não sabe o que comer se for celíaco, confira nossas dicas.
A importância das etiquetas
Aprenda primeiro a ler as etiquetas dos alimentos. Tenha em conta que existem muitos produtos que contêm, em maior ou menor grau, glúten e, portanto, saiba identificá-lo para não os comprar. Assim, é importante que não se guie apenas pelos ingredientes desse determinado produto por uma razão lógica. Você conhece todos os ingredientes para saber se realmente têm glúten? Provavelmente não.
Neste sentido, o que deverá olhar são as marcas que aparecem na embalagem ou na etiqueta. Em geral, aqueles alimentos que são livres de glúten ou que contêm uma quantidade adequada para os celíacos costumam ter um símbolo de identificação que pode ser “Sem glúten”, “Gluten free”, ou o símbolo do trigo tachado. Por outro lado, podemos encontrar os símbolos das diferentes marcas e associações que garantem que esse alimento não contém a proteína glúten. As mais conhecidas são a Gluten-Free Certification Organization (GFO) e a Allergen Free Internacional (AFI).
O que comer se sou celíaco?
Verificar as etiquetas é importante, mas nem sempre se especifica se esse produto tem ou não glúten. Então, que alimentos não contêm glúten? Os produtos que você pode comer sem problema se for celíaco são:
- Frutas, verduras, tubérculos e hortaliças frescas.
- As frutas em calda também são adequadas.
- Peixes e mariscos frescos, congelados, ao natural, em azeite ou em conserva, mas sem empanar.
- Carnes e vísceras congeladas, frescas ou em conserva.
- Embutidos sem glúten: presunto serrano, presunto cozido de qualidade, carne seca.
- Leite e seus derivados (iogurtes naturais, queijos, creme de leite, etc.)
- Ovos.
- Arroz, milho, quinoa, trigo sarraceno, linho, soja, nozes e tapioca.
- Legumes.
- Azeite e manteiga sem fibras.
- Açúcar, mel, café em grão ou moído e sal.
- Refrescos de limão, refresco e laranja, bebidas espumantes e tônicas.
Todos esses alimentos não têm glúten e, portanto, você pode ingeri-los sem problema. Ainda existem mais alguns que podem ser consultados em nosso artigo onde incluímos a lista completa de alimentos sem glúten.
O que NÃO comer se sou celíaco?
Agora que já conhece os produtos sem glúten, é fundamental que conheça todos aqueles que têm glúten. Aqui mostramos os produtos com maior quantidade desta proteína, os quais devem ser evitados:
- Trigo e todos os seus derivados (espelta, escândea, trigo, kamut, amido de trigo, farelo de trigo, gérmen de trigo, proteína de trigo hidrolisada).
- Farinha de trigo dura, farinha de trigo integral, farinha simples, farinha fosfatada, farinha com fermento, farinha de mandioca, farinha bromada, farinha enriquecida e semolina.
- Cevada, centeio e malta.
- Aveia (contém pouco glúten).
- Cafés, infusões e chocolates de máquina.
- Refrescos em pó, cerveja e baileys.
- Massas de trigo.
Desta forma, todos os alimentos e pratos elaborados com estes ingredientes, como pão e outros produtos de confeitaria, massas, empanados, molhos ou bebidas fabricados a partir de cereais, não podem ser ingeridos.
Comer sem glúten
Ainda que possa parecer complicado, comer sem glúten hoje em dia é muito simples, porque a maioria dos supermercados oferece uma grande variedade de alimentos sem glúten, com preço acessível. Cada vez mais há embutidos, bebidas e produtos de confeitaria sem esta proteína para toda a família, não só para os celíacos. Quanto à preparação de comidas, jantares e outras receitas, é só ter um pouco de imaginação e lembrar os ingredientes nomeados nas seções anteriores.