Essa doença que enfraquece os ossos atinge três vezes mais mulheres do que homens. Isso porque elas têm geneticamente menor quantidade de massa óssea e sofrem com as mudanças hormonais durante a menopausa. Com a interrupção da menstruação, os níveis de estrógeno (hormônio feminino) caem bruscamente, iniciando um processo de descalcificação dos ossos.
Na osteoporose, a perda de cálcio diminui a massa óssea e isso deixa os ossos finos, ocos e extremamente sensíveis. Assim, eles ficam sujeitos a fraturas. As partes do corpo mais atingidas são coluna, bacia, punho e braço. É nessas regiões que geralmente o mal é diagnosticado, pois ele não sinaliza que está danificando a estrutura corporal. Para evitar o ataque da doença, o ideal é se cuidar ainda na infância. Quer saber como? Confira 3 passos para prevenir:
1. Tome cálcio: O mineral atua diretamente no fortalecimento e na manutenção dos ossos, mas ingerir um copo de leite (250 ml) por dia não é suficiente para afastar a osteoporose. São necessários pelo menos quatro copos (1 000 ml). Além disso, segundo a nutricionista Juliana Rossi Di Croce, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), é importante ter uma alimentação balanceada para suprir também vitamina D, proteínas e lactose – elementos que favorecem a absorção do cálcio. Alguns pacientes são portadores de alergia a proteína do leite ou intolerantes à lactose, esses devem fazer outro tipo de reposição de cálcio.
2. Consuma vitamina D: Graças a esse nutriente, o sangue absorve cálcio e fósforo dos alimentos, fortalecendo o esqueleto. Por isso, exponha braços, barriga, costas e pernas por 15 minutos à radiação ultravioleta, sem usar filtro solar, já que isso favorece a síntese de vitamina D. Atenção ao horário, que não deve ser entre as 10 horas da manhã e às 3 da tarde.
Logo após o banho de sol, fique na sombra para não prejudicar a pele. Para quem não pode tomar sol, nesse caso, é preciso suprir as necessidades diárias com suplementos vitamínicos, que devem ser prescritos somente por um médico. Complemente a dieta com óleo de fígado de peixe, salmão e cavalinha, que assim como o leite e os ovos, por exemplo, são ricos dessa vitamina.
3. Pratique exercícios: Fazer atividade física regularmente é importante para afastar a osteoporose. As práticas mais recomendadas são as que trabalham equilíbrio, resistência e força muscular. A musculação feita com pesos é excelente para aumentar a massa óssea. O pilates é outra opção, pois promove o aumento do equilíbrio corporal e o fortalecimento dos músculos. Se não você não gosta de ginástica, pode escolher a dança.
Fonte: Blog Farmácia Terapêutica