A principal causa de sobrecarga de líquido é a insuficiência cardíaca (também chamada de insuficiência cardíaca congestiva), problema em que o coração enfraquece e não consegue levar sangue suficiente para outros órgãos do corpo. Quando o fluxo sangüíneo fora do coração fica mais lento, o líquido se acumula nos tecidos do corpo e os rins não conseguem eliminar os excessos de sódio (sal) e de água.
O excesso de líquido pode se acumular em vários lugares do corpo, levando ao inchaço dos pés, dos tornozelos, da parte inferior das pernas (edema periférico) ou do abdome (ascite). Quando o excesso de líquido se acumula nos pulmões, o problema é chamado de edema pulmonar.
A sobrecarga de líquido também pode ocorrer como conseqüência de outros problemas de saúde, como doença renal e hepática. Também pode ser efeito colateral de determinados medicamentos.
Os sinais e os sintomas comuns da sobrecarga de líquido incluem:
– Edema (inchaço dos pés, tornozelos ou parte inferior das pernas);
– Ascite (inchaço do abdome);
– Aumento rápido do peso devido ao acúmulo de líquido;
– Fadiga;
– Dificuldade para respirar;
– Tosse e/ou dificuldade para respirar à noite (especialmente deitado).
Embora o problema possa se desenvolver em pessoas de todas as idades, a insuficiência cardíaca é mais comum na terceira idade. Dados mostram que a insuficiência cardíaca é o diagnóstico mais comum entre os idosos hospitalizados. E como a população está envelhecendo, a quantidade de pessoas diagnosticadas com insuficiência cardíaca aumenta anualmente. A insuficiência cardíaca também é mais comum entre pessoas que estão acima do peso ou obesas. O excesso de peso aumenta o esforço do coração e, além disso, pode levar a diabetes tipo 2, que aumenta o risco de insuficiência cardíaca.
Fonte: Como Tudo Funciona
Imagem: Bigstock – By: Alexilus